de França Secção Paris Oeste 108 Ave du Gal Leclerc (F) 78220 Viroflay tél. : [+33 (0)6.86.16.16.80 Tel, Fax : [+33] (0)1.39.24.82.69 Mail: parcidio.peixoto@wanadoo.fr
08 de Fevereiro de 2008 Comunicado A Secção de Paris Oeste lamenta profundamente o encerramento dos Consulados Portugueses em Versalhes, Nogent sur Marne e restantes cidades francesas.
Considera esta Secção que o Secretário de Estado das Comunidades desprezou completamente o parecer das estruturas portuguesas em França e não teve em consideração as verdadeiras necessidades dos portugueses residentes em territorio francês, retirando-lhes um dos seus direitos que é a possibilidade de tratar dos seus documentos com o mínimo de transtornos pessoais ou de trabalho.
Esta Secção não se puderá conformar com atitudes de prepotência da parte do Secretário de Estado, faltando aos mais elementares príncipios democráticos encerrando os nossos Consulados sem qualquer concertação com os Portugueses residentes em França.
Se é verdade que o Secretário de Estado não sendo um conhecedor nato da problemática da emigração, o mesmo não compreendemos da parte do Departamento das Comunidades do nosso Partido que se limitou a apoiar estes encerramentos sem procurar defender os interesses da Comunidade.
Consideramos que este erro político terá um preço elevado a quando das próximas eleições legislativas, pois os nossos compatriotas não se sentem minimamente defendidos por aqueles que foram eleitos para o efeito.
Onde se encontra a nossa Deputada pela Emigração ? Onde se encontra o Director do Departamento da Emigração, pago pelo Partido para ouvir e explicar ao Governo as nossas preoccupações ?
Não nos deixaremos ludribiar com discursos economicistas e pseudo modernistas que têm como objectivo únicamente satisfazer o ego de alguns que pretendem apresentar serviço junto do Senhor Primeiro Ministro.
Somos socialistas e continuamos a defender aqueles que fizeram confiança ao PS, contra ventos e marés, não somos dogmáticos nem populistas mas não estamos dispostos a aceitar medidas que vão no sentido contrário do que prometemos durante a campanha eleitoral para as eleições legislativas na Emigração. Finalmente esta Secção continuará atenta ao desenrolar dos acontecimentos com o único objectivo de defender os direitos dos nossos compatriotas residentes em França e denunciar quando necessário os atropelos aos seus mais elementares direitos.